Smart Links - BuscaPé e BondFaro (11/01/13).

sábado, 5 de janeiro de 2013

Quais os pontos positivos do Estatuto do Idoso?


O Estatuto do Idoso foi criado com o objetivo de regulamentar a vida de pessoas que se enquadram neste perfil, de pessoas idosas e, consigo, traz muitos pontos positivos para a vida destes indivíduos, os quais iremos avaliar agora!


Um dos principais pontos positivos do estatuto é a promoção da inclusão social e garantia dos direitos dessa classe desprotegida, considerando os idosos como prioridade absoluta. Os benefícios são visíveis em várias áreas, como:

-Na saúde, o idoso passou a ter atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde, os planos de saúde foram proibidos de reajustar as mensalidades conforme a idade do paciente, remédios e próteses passaram a ser distribuídas gratuitamente para essa classe.

-Nos transportes públicos, onde os maiores de 65 anos ganharam o direito de utilizá-lo de graça, com a reserva de 10% dos assentos para idosos.

-Conquistaram o direito de trabalhar, não podendo ser discriminados pela idade.

E o mais importante:

-Este grupo ganhou proteção contra a violência e abandono. Nenhum idoso pode ser objeto de negligencia, crueldade, opressão ou discriminação, estando sujeito a pena quem assim o fizer. Outro aspecto positivo do advento do Estatuto do Idoso é a definição do idoso como uma pessoa ativa e merecedora da participação em sociedade, esse reconhecimento é o primeiro passo para evitar o preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário